terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Ouro Preto: o barroco cheio de encantos

Ouro Preto era um sonho. E ao me deparar com esse sonho, fui logo surpreendida. Lá não é só cultura e história. Ouro Preto é uma viagem ao passado recheada de histórias e gente deliciosa. Um dos lugares mais românticos que visitei no Brasil até hoje. Talvez, por haver tantas belíssimas igrejas...

Dizem que a cidade é o maior conjunto barroco do mundo. Para quem teve matérias como História da Arte na faculdade ou mesmo aulas de História no colégio, barroco, putz, parece uma furada e associado a igrejas, religiosidade é repelente para muito brasileiro que prefere um estilo mais "divertido".

Particularmente, eu sempre tive vontade de conhecer Ouro Preto. Mas a ideia de ela estar "longe" de São Paulo me desanimava. Também, achava que a cidade era cara, por receber muitos turistas internacionais. Mas a cidade foi uma surpresa em muitos aspectos, começando pelos mineiros, povo muito hospitaleiro, simpático, sempre disposto a contar algo da cidade sem pedir nada em troca. Depois, a beleza extraordinária das ruas, edifícios e o ambiente cultural visto por todos os lados, e para completar, o clima agradável (muito sol, mas com vento fresco, que ajudou bastante nas muitas subidas de morros). Tudo isso permitiu que a viagem a Ouro Preto fosse realmente inesquecível.

Vista panorâmica da pousada Ouro Preto

Como chegar
Saímos de Belo Horizonte cedo, para aproveitar melhor o dia. A viagem de BH a Ouro Preto não durou mais de 2 horas (são 100 km de distância) e o preço da passagem custou R$ 18,85 para casa um. Os ônibus da empresa Pássaro Verde saem todos os dias de hora em hora, o primero às 6h e o último às 23h. Para mais informações consultar: http://www.passaroverde.com.br/site/novaconsulta/bh_ouropreto.html

Preços
Fui em janeiro de 2009, alta temporada em muitos destinos, mas em Ouro Preto os preços estavam ótimos. Fui com o meu namorado e ficamos 3 noites na Pousada Ouro Preto, bem pertinho da Igreja da Conceição e logo abaixo de uma capela que agora não recordo o nome (é impossível memorizá-las!). Pagamos R$ 100,00 em um quarto para casal, por noite. Incluía um café da manhã tão vasto e delicioso que nem almoçávamos. Comíamos algo na padaria e jantávamos à noite. Lá não tem muita opção de restaurantes, e estes eram um pouco caros. A típica comida mineira só se encontra com muita caminhada, e os lugares estão quase sempre cheios.

Onde ficar
Os hotéis são caros. Aconselho as pousadas. Por internet podem parecer salgadas e as fotos nem sempre correspondem com a realidade. Mas se você for na baixa temporada (janeiro ou depois do carnaval - Ouro Preto tem um dos melhores Carnavais do Brasil), dá para pechinchar. Muitos tem estilo colonial, o que dá mais charme à sua estadia.
Na minha opinião, a melhor localidade da cidade é ans proximidades da praça Tiradentes. Perto dela, se lembro bem, há pelo menos 5 igrejas, 2 museus e a feirinha de artesanato que é im-per-dí-vel.

Quanto aos albergues e camping sei muito pouco, até porque não me atraiu essa opção. Sei que existe o sistema de aluguéis de trailer. Tampouco sei como funciona. Mas para quem pretende acampar, deixo um contato aqui: ccb@campingclube.com.br

O que conhecer
Igrejas, igrejas e mais igrejas e claro, os museus! A atração da cidade é sem dúvida as igrejas e seus museus. Mas não fica só nisso não. Caminhar pelas ladeiras de Ouro Preto foi uma das melhores experiências que tive na vida! A cidade mantém a arquitetura original, então gente é realmente uma volta ao passado. A população é muito bem informada, sempre disposta a contar um "causo". Mas para facilitar o seu passeio, um precioso conselho: mapa. Você poderá consegui-lo gratuitamente na rodoviária ou na Casa de Turismo, pertinho da praça Tiradentes. Ele é imprescindível para definir o roteiro e não perder tempo. As igrejas parecem estar próximas uma das outras (algumas estão realmente próximas), mas a geografia do lugar engana. Perde-se muito tempo subindo e descendo ladeira e se você é curioso como eu, vai perder muito mais tempo observando a arquitetura, as obras do Aleijadinho e conectar toda a essa informação com o visual e história do lugar. Por isso, planejar antes de sair é a melhor opção.

Procure definir um caminho fácil em que as igrejam e museus façam parte dessa rota. Em 4 dias não consegui conhecer todas as igrejas e nem a Casa dos Contos. É importante saber que nas segundas-feiras, muitas igrejas e museus estão fechados e o horário de atendimento é de 10h às 17h. Portanto, se tiver pouco tempo disponível, trace um roteiro simples e que esteja perto da praça Tiradentes.

Mapa para se localizar na cidade

Vista da Capela Sao José

Rumo a Mariana

Em Mariana

As igrejas, os museus, as capelas e os guias turísticos
As igrejas são belíssimas. Algumas estão deterioradas e por isso, é possível encontrar igrejas fechadas por causa das reformas e da restauração. O interessante mesmo é ter um guia para contar as histórias de cada uma delas. Dizem que na época da exploração do ouro, cada família ou comunidade influente mandava construir uma igreja para exibir o seu poder. Então, cada igreja tem um estilo peculiar, com paredes folhadas a ouro e com imagens oriundas de diversas partes da Europa. A minha preferida é a Igreja da Nossa Senhora do Carmo. Lindíssima, com um museu muito bem projetado e organizado (muitas igrejas tem os museus logo ao lado).

Os museus contém a história de Ouro Preto, que não está limitada em suas igrejas. O museu do Aleijadinho é interessantíssimo (está logo atrás da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição). As entradas são muito baratas, e para estudantes saem em torno de R$ 5 ou menos (com a carteirinha da faculdade ou de alguma entidade que comprove seu estado de estudante). Outro museu que gostaria de ter conhecido, mas que por falta de tempo não consegui é o Museu da Inconfidência, na praça Tiradentes. Ouro Preto é um banho de cultura e é parada obrigatória para conhecer mais sobre a nossa história.

As capelas estão espalhadas pela cidade, e não necessariamente estão no centro. Algumas estão escondidinhas, esperando que algum curioso as descubra. Foram construídas graças à fé e ao esforço dos escravos que para terem uma igreja bonita, assim como a de seus senhores, escondiam o ouro entre as unhas ou entre seus cabelos, por isso o ouro (em menor escala) em suas capelas.

Eu não contratei um guia, porque havia lido muito antes de viajar. Mas me arrependo muito dessa atitude avara. A web disponibiliza muita informação interessante, mas não é o mesmo do que ter um nativo com seu delicioso sotaque mineiro, contando as histórias de cada cantinho da cidade. Então, outro conselho é contratar um guia. Eles estão espalhados pela cidade com um colete verde musgo (estes são os cadastrados), e há os moradores que se fazem passar por guias. Ambos são ótimos, mas o guia profissional, logicamente está mais preparado e o preço é negociável. No meu último dia na cidade, descobri que cobravam R$ 40 para acompanhar em todas as igrejas!!! Baratíssimo. E são informações galera, que não tem preço.

Outros atrativos
A Festa do Congado, que acontece justamente em janeiro, não está desenhada para os turistas. Descobri por pura teimosia: queria conhecer uma capela construída por escravos. Passei pela casa da Marília de Dirceu e um senhor me disse que naquela direção havia uma capela desse estilo. Fomos. Foi uma das "escaladas" mais difíceis da viagem. Já não aguentávamos mais caminhar e depois de quase 30 minutos subindo ladeira, demos com o nariz na porta. Frustrados, ficamos descansando numa escada. Eis que passa uma senhora com seus 70 anos, subindo aquela rua íngreme sem perder o fôlego. Ela fez uma brincadeira qualquer com a gente e perguntei se havia algo interessante para conhecer naquelas redondezas. Foi então que descobrimos que por detrás da igreja dos escravos havia um desfile do congado. Não deu outra, fomos acompanhar o desfile que desembocou numa capela onde o padre rezava a missa com roupas africanas. Foi um espetáculo a céu aberto e só para mim e meu namorado. O desfile tinha muitos rituais: por onde passavam as janelas das casas deixavam panos brancos pendurados. Músicas e ritmos africanos eram tocados e cantados e na porta da igreja uma luta de capoeira! Uma sorte incrível.

Como já comentei, a Casa dos Contos era um dos lugares que estava na minha lista, mas que ficou para a próxima oportunidade. Acho importante conhecê-la por ser um dos mais belos atrativos barroco da cidade. Passei na frente...putz, e ficou para a próxima mesmo.

A casa de Tomás Antônio Gonzaga tampouco visitei (snif). Estava fechada no dia em que fui visitá-la. Mas é parada obrigatória para quem leu e curtiu a história de amor entre ele e Marília. No local você ainda encontra traços do período escravagista.

A Escola de Minas, também não conheci. Mas dizem que é super interessante, porque lá você pode verificar a evolução tecnológica da engenharia brasileira, além de conter o observatório.

A rua Direita sem você querer, vai descobri-la. De dia ou de noite ela é o coração da cidade, com suas lojinhas de artesanados e jóias. E onde estão os bancos!

O Teatro Municipal é o mais antigo da América do Sul. É muito interessante conhecê-lo, além do mais porque você tem uma vista privilegiada da Igreja Nossa Senhora do Carmo. E na esquina dessa igreja, antes de chegar no teatro, está o seu Leonardo, um artista de rua que faz pinturas em aquarela sobre os principais pontos turísticos da cidade. O cara é uma figura, e pode passar horas discutindo com você sobre a "ignorância do turista brasileiro quanto à arte".

A Feira da Pedra de Sabão, na minha opinião, é o melhor lugar para comprar souvenirs. Eu achei tudo muito bonito, barato e há uma variedade de produtos que te faz você gastar sem piedade. É bom que antes você dê uma olhada, pesquise preços e por último, pechinche, pois vale a pena!

Sei que o carnaval de Ouro Preto é ótimo, conheço gente que foi e que fala maravilhas dele. A reserva de hotéis tem que ser feita meses antes, porque a cidade literalmente lota. O Festival de Inverno também é muito cotado, mas desconheço quem haja participado do evento.

A noite em Ouro Preto é típica das cidades do interior brasileiro. Na rua Direita junta-se a galera com seus carros barulhentos e ficam naquele sobe e desce. Confesso que não procurei muita diversão para essa hora, pois estava destruída. Aguns bares oferecem música ao vivo.

Padre com seus trajes afro

Participantes do congado

O que levar
Mulheres, esqueçam as rasteirinhas, plataformas, saltos e jeans! Ouro Preto exige roupas leves, muito protetor solar, água e tênis. As ruas de paralelepípedo são escorregadias e muito inclinadas. Levar um tombo é bem fácil e se choveu...pior. Como se caminha muito, procure levar uma mochila e alguma comida, como sanduíche ou uma fruta. A cidade não tem barraquinhas de cachorro quente espalhada pelas esquinas não.
Fotografe, tire muitas fotos, porque o lugar inspira. Como comentei antes, se tiver carteirinha estudantil, leva, pois com ela você pode conseguir excelentes descontos.
À noite costuma-se fazer um friozinho, portanto, leve alguma peça para o frio.
Já os homens são mais práticos. Então meninos, é o velho moletom com tênis e nada mais.

Bancos
Os principais bancos estão localizados na rua São José ou na rua Direita.
Turistas de outros países, não aconselho a levar dólar ou outra moeda. Tem muito turista internacional, mas não vi uma casa de cambio sequer.

E aproveitar! E se tiver sobrando uma graninha, não custa nada dar um pulinho à Mariana. Eu sei que tem ônibus que faz esse trajeto, mas o luxo é fazê-lo com a maria fumaça, viagem que dura em média uns 30 minutos.
A cidade tem o estilo de Ouro Preto, mas a viagem de maria fumaça é maravilhosa. Você verá montanhas, cachoeiras, rios e muito, muito verde.

Eu, feliz da vida com as minhas fotos

Maria fumaça que faz a rota Ouro Preto - Mariana

Deixo abaixo algumas informações sobre a viagem com a maria fumaça, de Ouro Preto a Mariana:

Funcionamento do trem: sexta a domingo e feriados
Saída de Ouro Preto: 10 h
Saída de Mariana: 14 h
Preço (por trecho): R$18,00
Preço (ida e volta): R$30,00
Crianças até 5 anos no colo: livre
Crianças de 6 a 10 anos: 50% de desconto
Adultos a partir de 60 anos: 50% de desconto
Obs: horários e tarifário sujeitos a mudanças inesperadas